Posted by : Charlie S. Dias sexta-feira, 19 de abril de 2019







Perante o cenário apocalíptico que assolou o país, pergunto-me de que forma o RAP explorará esta crise para o seu programa de Domingo, o comentário no Governo Sombra, a crónica da Visão ou até a próxima Mixórdia de Temáticas. Porque com certeza que o fará - nalgum destes espaços, pelo menos. E é assim que lamento especialmente o facto de não ter havido mixórdia nesta semana, porque daria um excelente tema, quando o assunto estava na berra. E é assim que, mais uma vez, imaginei Nicolau Pintassilgo e mais uma mixórdia com as vozes dos locutores na minha cabeça. Felizmente que já tudo acabou e todos sobrevivemos a este caótico início de semana.


Pedro: Muito bom dia, caros ouvintes. Hoje tenho a anunciar que voltamos a receber o senhor Nicolau Pintassilgo, para debater esta falta de combustíveis no país.

Nicolau (RAP): Bom dia. É sim, Pedro, é sim... Obrigado pelo convite.

Pedro: Como está a viver com isto, senhor Nicolau?

Nicolau (RAP): Olhe, como acha? NÃO HÁ GASOIL! Isto não é brincadeira! O meu trator está na reserva, já não posso sair da garagem. A minha Florinda já não vai conseguir ir às compras, que vão-se acabar as carreiras. NÃO HÁ GASOIL!

Vasco: Então como veio para aqui?

Nicolau (RAP): Ainda arranjei uma carreira, mas isto vai acabar, amanhã está tudo parado já. E tanta trotinete que vi aí também sem gasolina pelos passeios no caminho, nem lhe conto, é uma desgraça! Aliás, a menina do trânsito, que falou agora há bocadinho... coitada da menina... isto ela vai para o desemprego, porque isto vai parar tudo, isto...

Vasco: Calma, não vai chegar a tanto! Basta poupar durante uns dias. E se a distância for curta, andar a pé também não faz mal a ninguém!

Nicolau (RAP): Ah, ai é, ai é...? E as minhas artrites, oh Vasco? E as minhas artrites? Também podem andar um bocadinho a pé, é? É? 

Vera: Então e o senhor Nicolau, o que pretende fazer quanto a isto?

Nicolau (RAP): Olhe, não sei... Já fui ao médico e aquele sacana...

Vera: Não... em relação à falta de combustível!! O que tenciona fazer quanto a isso?

Nicolau (RAP): Ora, eu já estou a tomar medidas, como é óbvio. Quem me conhece sabe...

Markl: Claro, claro...

Nicolau (RAP): Isto mal ouvi que iam fazer greve, eu previ logo isto, que eu não sou parvo. E de maneiras que fui logo comprar óleo de fritar batatas. Nisto, chego a casa com 7 garrafões, que nem lhe conto como e onde os tive de levar, e pergunta a mulher: “Atão home, que vaix fritar tu? Estás com saudades dos meus pastelinhos de bacalhau?”. E nisto eu respondo: "Não sejas parva, mulher, isto é para atestar o trator e para vender aos mais necessitados".

Pedro: Então mas isso não dá cabo do motor? E não fica um cheiro horrível?

Markl: Frita o motor...

Nicolau (RAP): Olhe, isso eu não sei... Mas antes ficar a cheirar a frito que ganhar bolhas nos pés, não é?

Vasco: Mais uma vez: Não está a exagerar!? Para a semana já deve tudo estabilizar.

Nicolau (RAP): Lá está o Vasco... Lá está ele... (Indignado). NÃO HÁ GASOIL, homem! Como as pessoas vão para o trabalho? E como vão à missa no Domingo de Páscoa, e comprar o cabritinho?

Vasco: Olhe, os transportes públicos devem ficar assegurados.

Nicolau (RAP): Mas não, não ficam...não... Isso é o que eles dizem... Sabe as filas que andam nessas bombas? Sabe quantas horas o meu prime teve de esperar na fila do gasoil? Três horas, e depois já só podia pôr 15 litres, já viu? 15 litres!!! 

Vera: Era o seu primo Ramiro, que esteve na fila?

Nicolau (RAP): Não, o Ramiro, coitado, continua no estrangeiro... Vem cá para a Páscoa, veja lá. E vai na volta depois não tem avião para voltar!! Ele quis trazer-me gasoil lá de Inglaterra, quéque não deixam viajar com fluídos, os malandros. A gente precisa de ajuda humanitária e não deixam. (Preocupado)

Pedro: Realmente, a situação está complicada...

Nicolau (RAP): Está pois, está! E nomeadamente, eu já mandei a minha Florinda ir cavar buracos lá no quintal para ver se encontra petroil, porque isto assim não pode ser, a gente morre...

Vasco: Olhe, eu cá nem tenho carta. Se os carros pararem, não me queixo.

Nicolau (RAP): Ah pois, mas depois quando faltar a comida nos supermercados, quero ver. Ou quando os aviões tiverem de andar a óleo Fula e se se escangalharem no ar, quero ver depois, quero... (Revoltado). Olhe, olhe, olhe, e a rádio comercial, olhe... “Em casa, no carro, em todo o lado.” Pois... é no carro é... Só se for enquanto espera na fila! Pois... “não me queixo...”, olha este, olha...

Markl: Por acaso estou com o senhor Nicolau, isto vai afetar toda a gente, mesmo quem não anda de carro. Estou consigo, senhor Nicolau!

Nicolau (RAP): É, pois é... Isto no 13 de Maio vai ser só peregrinos. O meu outro prime, o Zé Manel, nem 15 litres conseguiu. Foi uma desgraça.

Vera: O que aconteceu?

Nicolau (RAP): Olhe... escute... ele disse-me: “Estou na reserva e tenho de ir pôr gasolina”. E então ele andou andou andou as terras todas e... nada. Até que depois ficou sem gasolina, e prontes... Teve de empurrar o carro e de maneiras que atravessou uma ravina e agora está a tratar dos papéis do seguro, não é? E teve de ficar lá apeado.

Pedro: Então e o homem não chamou o reboque e por ajuda?

Nicolau (RAP): Claro que chamou, oh senhor Pedro, claro que chamou, mas eles não tinham combustível. Parece que falo chinês. NÃO HÁ GASOIL, isto NÃO HÁ GASOIL! (Indignado/Apreensivo)

Vera: Coitado do seu primo.

Nicolau (RAP): Eu tentei ajudar, eu tentei. Fui e mais o meu vizinho no papa reformas dele, para ir buscar o Zé Manel, quéque aquilo também já anda pouco, e chupa chupa que se farta... o papa gasolinas. Mas lá chegámos à bomba mais próxima, e nisto reparámos que nos tínhamos esquecido do cartão Continente, que dá desconto. E nisto alertei: “Alto lá! Assim não, que a mim não me roubam!”. E ligámos ao meu cunhado Tó para me ir levar o cartão, mas acontece que ele estava sem gasolina na lambreta, e também não pode da perna, derivado às varizes, e aquilo incha e incha e não pode, não pode... O Tó é assim meio que deficiente das pernas... Então lá tivemos de voltar para buscar o cartão para depois abastecer. E não é que... não é que... quando regressámos, esperámos duas horas e depois já não havia gasolina? Isto não há direito! O Zé Manel lá teve de dormir no mato nessa noite, e jantar pinhões. (Preocupado)

Markl: (Ri-se). Sabem que ouvi dizer que o Vin Diesel está a passar férias em Portugal, e virou Sin Diesel?

Nicolau (RAP): Não brinque Nuno, não brinque! Eu vou-lhe dizer... isto está o pandemónio dos diabos, nunca tinha visto tanta gente de mangueira na mão ao mesmo tempo.

Markl: É toda a gente a salvar-se como pode. Quem está perto da fronteira é que está bem.

Nicolau (RAP): Já pensei ir abastecer um bidom a Espanha, pensei... mas quem me dá boleia sem ficar “empanado” em Elvas?
Por falar em panados... lembra-me que ainda tenho de ir comprar mais óleo a seguir, porque não dura uma semana assim.

Pedro: Mas sabe que ainda há gasolineiras com combustível, e está um site disponível onde pode consultar?

Nicolau (RAP): Sei, sei... mas aquilo é trapalhice, aquilo é aldrabice, não resulta. Já mandei o meu Rúben - o meu neto - ir lá botar no site que não havia combustível lá na bomba da junta de freguesia, e mesmo assim aquilo tem fila até ao monte. Não, não... (Desconfiado)

Vera: A ideia é usar o site para informar e saber onde ir abastecer, não para enganar as pessoas, senhor Nic...

Nicolau (RAP): (Interrompe) ...Não, não... (Ainda desconfiado). Isto é o fim, isto não sei, não...
O meu prime Ramiro é que faz bem, tem lá um carrinho elétrico em Inglaterra, mete na ficha durante a noite e oh, maravilha...

Pedro: Muito bem, fica então o registo do senhor Nicol... 

Nicolau (RAP): (Interrompe) ... Ou então é ir cavar para o Algarve, que diz que há lá petroil...

Vasco: Deixe lá acabar a mixórdia, homem! E não se diz “gasoil”, nem “petroil”, é “gasóleo” e “petróleo”, por amor de deus...

Nicolau (RAP): É, é... "Acabar a mixórdia"... (Melindrado). Está é feito com o governo, você, não sofre com isto... É tudo feito para as elites, é o monopoil a funcionar...

Vasco: Desisto...


Fim





Charlie S. Dias

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Charlie S. Dias - Consciência - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -